segunda-feira, 1 de março de 2010

RESPEITE A MINHA PROFISSÃO

Pessoal, encontrei esse texto no "http://educacaofisicainclusiva.blogspot.com/2009/04/respeite-minha-profissao.html", é um blog sobre educação fisica inclusiva que eu acompanho. Achei mto interessante, resolvi posta-lo.Espero que apreciem. Abraços. 
Danny Florentino
A historia da Educação Física em nosso pais não fica longe da mundial em que certos momento serviu a um determinado propósito. Inicialmente ela foi militarista com o simples objetivo de fortalecer o individuo e o adestra-lo para o exercício da função de soldado, depois ela percorreu o caminho da saúde e foi chamada de higienista e fomos rotulados e sub-dividos em tecnicista, progressista, críticos sociais etc. no passar do tempo, e com isso não se observou o que estava ocorrendo com a Educação Física; que era simplesmente uma crise que a faria crescer e com isso pude-se ocupar na sociedade moderna o que hoje já vem acontecendo não em sua plenitude mais com grandes avanços. O que possibilita sem medo de errar afirmarmos que a Educação Física e a profissão do novo mundo, devido a inúmeras áreas de atuação que possibilitam o profissional desta área atuar em vários setores dentro do mercado de trabalho que a cada dia se torna mais competitivo e com a necessidade de melhor qualificação profissional.
O profissional de Educação Física e visto pela sociedade com um ser completo e que busca mudanças siguinificativas na sociedade através da conscientização do ser humano; não só para a atender a necessidade da pratica da atividade física, mas principalmente nos aspectos sociais, educacionais e esportivos, não apenas com o intuído da performance, mas também buscando a valorização do lazer para as necessidades básicas do ser humano completo e ajudando na formação de um individuo critico voltado para o crescimento de nosso pais através da diminuição da desigualdade social.
Na contramão temos determinadas instituições que não acompanham estas mudanças ou mesmo as ignoram que e o caso do Ministério da Educação que deveria ser o maior incentivador, e o não faz, se na formulação da grade curricular do ensino fundamental ou básico onde inicialmente tentou-se que na LDB a Educação Física deixa se, de ser obrigatória e só não o conseguiu devido a mobilização da categoria, ou quando não a preconiza nas series iniciais do ensino fundamental e principalmente no noturno que ela faculta ao discente a prática e com isso a maioria das Secretarias de Educação não oferecem esta oportunidade castrando o direito dos discentes já a eles só resta uma opção que é a de não praticar. E agora vem com a vinculação de uma propaganda em edição nacional com o objetivo de incentivar o jovem brasileiro a participar da avaliação do ENEM e com isso chegar com relativa facilidade a universidade, esta ação poderia ser louvada por nos profissionais da Educação Física, pois queremos e trabalhamos para a diminuição da desigualdade social e ainda por sermos lembrados por esta instituição que deve promover mecanismos para haja uma melhoria na qualidade de vida do ser humano através da educação e principalmente da diminuição da descriminação através do intelecto do individuo; O que não ocorre nesta propaganda já que ela utiliza dois alunos do ensino médio sendo que a do sexo feminino narra que ao observar o mar ela sente vontade de cursar Biologia e fundamenta este desejo através de aspectos técnicos da área desejada, já o outro estudante do sexo masculino também demonstra o que esta paisagem o estimula na escolha de sua provável profissão e sem argumentos nenhum apenas uma risada sarcástica e a exibição de uma sena que ocorre na areia da praia onde e mostrada duas vezes um profissional da Educação Física ministrando uma aula de vôlei de areia para quatro alunas com minúsculos trajes o que leva a sua colega a rir também.
Será que ainda no mundo de hoje teremos que sofrer este preconceito intelectual e principalmente por uma instituição que deveria estar trabalhando para que essas atitudes não mais ocorram.
O que observarmos nessa propaganda que alem de ter um apelo sexual demonstra que e bom cursar Educação Física porque você vai trabalhar na praia ou mesmo longe dela sempre com muitas mulheres bonitas quase nuas e que para isso não teremos que ter um embasamento teórico e que não temos que estar conectado com os problemas que acontecem diariamente em nossa sociedade.
Esta propaganda acaba pondo em risco as nossas conquistas que foram construídas ao longo de muitas décadas e através de inúmeras lutas travadas pela categoria dos profissionais de Educação Física.
Enrique Silva


Texto escrito por ocasião da veinculação da propaganda do Governo Federal para informar a sociedade sobre o ENEM.

2 comentários: