quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Atividade Física : Quando é necessária?


Entrevista feita c/ Alfredo Halpern.
 Exercícios são seguramente um dos melhores antídotos contra a obesidade, diabete, hipertensão arterial, infarto do miocárdio, envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer. Isso é absolutamente comprovado. Mas a pergunta é: qual a intensidade e a freqüência ideais?
Por incrível que pareça, não há uma resposta definitiva. Há os defensores tanto da atividade física vigorosa quanto os da moderada. Para uns a musculação é necessária, para outros andar é o melhor exercício. Evidentemente, é preciso considerar certas particularidades. Algumas pessoas são inábeis para esportes, outras simplesmente os detestam, Há ainda as que não têm tempo e assim por diante.
Em minha opinião, o importante é o movimento, qualquer que seja. Andar, subir escada, passear com o cachorro, dançar, qualquer atividade feita no trabalho e no lazer é muito útil. Quando? Se possível todos os dias ou pelo menos quatro dias na semana por no mínimo 20 minutos. Tudo leva a crer que isso ajuda o corpo e a mente.
A mensagem, então, é: mexa-se!
 Alfredo Halpern, médico endocrinologista do Hospital das Clinicas de São Paulo, é autor do livro Dieta dos Pontos, lançado por Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário