quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Musculação para crianças

Assunto muito discutido entre leigos e especialistas, polêmico e com opniões diversas. Hoje vamos tratar esse assunto de um modo prático e com embasamentos cientificos, para que fique claro até onde a atividade fisica infantil pode ser benéfica, e a partir de qual ponto ela se torna a vilã.

Texto de Danielle Florentino

No Brasil, segundos dados da sociedade brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a obesidade atinge cerca de 15% das crianças.





A prática de atividade física para crianças e adolescentes ainda é um tema muito polêmico.
Hoje, apesar de toda globalização e modernidade que sofremos com o passar dos anos, vejo que muitas pessoas vivem a base de mitos. Já ouvi inúmeras vezes a seguinte frase: "Criança não pode malhar porque prejudica o crescimento”, mas sabemos que a situação não é bem essa, essas inverdades já foram derruídas pelos avanços científicos que a cada dia provam que a musculação é uma atividade que se soma as demais.
A obesidade infantil é um problema crescente e que se agrava com o passar dos tempos. Acredito que o maior agravante dessa situação seja a falta de informação. A probabilidade de uma criança obesa se tornar um adulto obeso pode chegar a 80%. É comum, ver crianças na hora do lazer em frente a computadores, videogames ou games-boy, atividades  que antes eram consideradas habituais, como jogar futebol ou queimada com os amigos na rua, hoje são raras.
Quaisquer mudanças de hábitos tendem a transformar o perfil de uma pessoa, logo, de uma criança. Como é esse o comportamento que foi observado pelos especialistas da saúde, começou então um estudo para descobrir atividades que ajude nossas crianças a se exercitarem e sair do sedentarismo, entre elas está a musculação.
A musculação, quando acompanhada por um profissional qualificado, oferece à criança um treino eficaz e eficiente, que atende as expectativas da criança e dos pais.
É ilógico pensar que uma criança possa malhar para ficar "sarada", a prática da musculação na infância é impulsionada pela busca da saúde e do anti-sedentarismo, a partir desse ponto vemos que a pratica da musculação com o objetivo de hipertrofia muscular possa sim trazer malefícios para a criança.
Portanto incube a nós, profissionais sérios e qualificados, difundir essa idéia e ajudar na melhoria da saúde e qualidade de vida de nossas crianças.
Florentino, Danielle.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua matéria, seria interessante mostrar o ponto de vista dos pais também.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Nil, sua opniao é de grande valia.
    Pode deixar que em breve postarei entrevistas feita com os pais e com as crianças!
    Obrigada e volte sempre.

    ResponderExcluir